24.2.09

A Importância Cultural do Fantoche

A vivacidade, o grande poder de comunicação são as principais características dos fantoches. O animador dos fantoches, estabelece a ligação entre as personagens e o público, através de movimentos espaciais. O teatro de fantoches e marionetas é uma forma de animação rica em aprendizagens, entre as quais se destacam a realização dos cenários e dos bonecos, a construção de mecanismos para lhes dar movimento, a confecção do vestuário, a dramatização de textos, a modelação da cabeça, etc.
Os fantoches ou marionetas sem fios, são bonecos que representam em pequenos palcos de rua improvisados ou nas barracas de feira, histórias infantis, comédias ou dramas, graças ao movimento e voz que lhe é dado pelo artista animador, escondido atrás do palco. Estes fantoches são os mais simples de manipular e os mais populares.
A marioneta é um boneco de corpo articulado movido com fios, varas ou arames, presos à cabeça, mãos e pés, atados geralmente a duas peças de madeira cruzadas. São controlados por uma pessoa que não é vista pelos espectadores.





Exemplos de Fantoches em pasta de papel