21.4.11

Marionetas de esponja



Estes trabalhos foram realizados numa Oficina de Construção de Marionetas, em Abril de 2011, sob orientação do artista plástico Tony Palmeira (Animador no IPJ de Leiria)

Técnica de Cianotipia


A cianotipia, também conhecida por processo azul, é uma técnica simples, a qual permite a obtenção de imagens fotográficas.
Esta técnica Foi inventada por John Hershel, em 1842 e baseia-se na utilização, sobre papel (ou outro material absorvente como madeira, parede, tecido, etc.) de uma emulsão de sais de ferro (citrato de ferro amoniacal e ferrocianeto de potássio) que reagem aos raios ultravioleta (luz solar).
Depois de aplicada a emulsão no papel (como exemplo) e sobreposição de algo que funcione como negativo (papel de acetato com uma qualquer imagem e/ou objectos diversos) de forma a permitir que uma parte daquela seja atingida pelos raios ultravioletas e a evitar que o restante sofra tal acção, expõe-se ao sol.
Decorridos alguns minutos, lava-se o papel e passa-se, de seguida, por água na qual previamente se dissolveu uma pequena porção de água oxigenada. Aparece, então no papel, como se de uma vulgar fotografia se tratasse, a imagem de um azul intenso.
NOTA: deve experimentar anteriormente, apenas num pequeno suporte, com vários tempos de exposição solar, de forma a escolher o que mais lhe agrada.