21.4.11

Técnica de Cianotipia


A cianotipia, também conhecida por processo azul, é uma técnica simples, a qual permite a obtenção de imagens fotográficas.
Esta técnica Foi inventada por John Hershel, em 1842 e baseia-se na utilização, sobre papel (ou outro material absorvente como madeira, parede, tecido, etc.) de uma emulsão de sais de ferro (citrato de ferro amoniacal e ferrocianeto de potássio) que reagem aos raios ultravioleta (luz solar).
Depois de aplicada a emulsão no papel (como exemplo) e sobreposição de algo que funcione como negativo (papel de acetato com uma qualquer imagem e/ou objectos diversos) de forma a permitir que uma parte daquela seja atingida pelos raios ultravioletas e a evitar que o restante sofra tal acção, expõe-se ao sol.
Decorridos alguns minutos, lava-se o papel e passa-se, de seguida, por água na qual previamente se dissolveu uma pequena porção de água oxigenada. Aparece, então no papel, como se de uma vulgar fotografia se tratasse, a imagem de um azul intenso.
NOTA: deve experimentar anteriormente, apenas num pequeno suporte, com vários tempos de exposição solar, de forma a escolher o que mais lhe agrada.

Sem comentários:

Enviar um comentário