21.12.11

Decorações de Natal



Materiais: cone e esfera de esferovite, tecidos, cola e fita.

21.11.11

Postal de Natal






Desconstruir a Arte

"Desconstruir a Arte", significa desfazer ou desmontar a construção de todos os elementos que constituem uma Obra de Arte.
Apresento alguns exemplos de pinturas:



PICASSO


MONDRIAN, pintor holandês modernista

14.10.11

Porta lápis com a reutilização de materiais

No regresso à Escola, aproveite para reutilizar materiais! Apresento aqui algumas sugestões da autoria de outrém.




Câmera Pinhole


Uma câmera ou câmara pinhole é uma máquina fotográfica sem lente. A designação tem por base o inglês, pin-hole, "buraco de alfinete". Este tipo de fotografia é uma prática económica e simples, pois utiliza uma caixa qualquer, em que a luz não entre.
A pinhole consiste numa maneira de ver uma imagem real, através de uma câmara escura. De um pequeno orifício onde a luz é captada para dentro da câmara, e sofrendo um movimento de inversão, a imagem é projectada para a parede oposta ao orifício ao contrário. Para produzir uma imagem razoavelmente nítida, a abertura tem que ser um furo pequeno na ordem de 0,5 mm ou menos. O obturador da câmera pinhole geralmente consiste nalgum material à prova de luz para cobrir e descobrir o furo. As câmaras pinhole requerem um tempo maior de exposição do que as câmeras convencionais devido à pequena abertura; os tempos de exposição vão de 5 segundos a até mais de uma hora (deve estar estável). A imagem pode ser projetada em uma tela translúcida para visualização em tempo-real.

Exemplo de uma Câmera Pinhole:



Exemplo de uma fotografia pinhole



Experiência de Pinhole (caixa com 9 furos)

27.9.11

Tux Paint - Desenho no computador

Este programa de desenho no computador, visa desenvolver competências na área das TIC e Educação Artística, de uma forma lúdica, estimulando a criatividade da criança a partir do 1º ciclo. É um software livre (gratuito), podendo fazer o seu download em: www.baixaki.com

16.8.11

Mala de Verão



Materiais: dois individuais, duas pegas, aplicações em feltro e tecido, linha, fita e cordão fino para acabamento.

19.6.11

Arte nas Mãos!


Esculturas em lápis de cera




Diem Chau se especializou em criar esculturas em lápis de cera; o artista consegue transformar um simples lápis em miniaturas de pessoas e animais.

Esculturas de papel do Quotidiano





Alexei Lyapunov e Lena Ehrlich são um duo de artistas Russos, os quais Criam surpreendentes esculturas em papel, que representam uma história única da vida quotidiana. A escolha de terem criado esculturas coloridas foi algo positivo, pois faz com que as mesmas fiquem mais divertidas. O trabalho deste duo artístico, tem-se centrado em “capturar” as posições perfeitas de movimento das figuras humanas e essa é a principal causa de parecerem tão realistas.

21.4.11

Marionetas de esponja



Estes trabalhos foram realizados numa Oficina de Construção de Marionetas, em Abril de 2011, sob orientação do artista plástico Tony Palmeira (Animador no IPJ de Leiria)

Técnica de Cianotipia


A cianotipia, também conhecida por processo azul, é uma técnica simples, a qual permite a obtenção de imagens fotográficas.
Esta técnica Foi inventada por John Hershel, em 1842 e baseia-se na utilização, sobre papel (ou outro material absorvente como madeira, parede, tecido, etc.) de uma emulsão de sais de ferro (citrato de ferro amoniacal e ferrocianeto de potássio) que reagem aos raios ultravioleta (luz solar).
Depois de aplicada a emulsão no papel (como exemplo) e sobreposição de algo que funcione como negativo (papel de acetato com uma qualquer imagem e/ou objectos diversos) de forma a permitir que uma parte daquela seja atingida pelos raios ultravioletas e a evitar que o restante sofra tal acção, expõe-se ao sol.
Decorridos alguns minutos, lava-se o papel e passa-se, de seguida, por água na qual previamente se dissolveu uma pequena porção de água oxigenada. Aparece, então no papel, como se de uma vulgar fotografia se tratasse, a imagem de um azul intenso.
NOTA: deve experimentar anteriormente, apenas num pequeno suporte, com vários tempos de exposição solar, de forma a escolher o que mais lhe agrada.

21.2.11

Círculo Cromático


Para efectuares um Círculo Cromático, podes ver neste site as suas fases de construção:
http://ensinarevt.com/conteudos/geometria/const_geometric/index.html

14.2.11

Arte com rolos de papel higiénico!




Coleção de arte feita com papel higiênico por Junior Fritz Jacquet.

Bonecos Reciclados


Bonecos feitos de material reciclado, da autoria do artista plástico Getúlio.

3.2.11

Chapéus e Máscarilhas em cartolina



Ver mais em: http://aprender-com-evt.blogspot.com

27.1.11

"Poluição Visual"


Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de trocas comerciais. Porém, o problema não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole!

Também é considerada poluição visual algumas actuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, fios de electricidade e telefônicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.

EFEITOS: A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa activamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor.

PREJUÍZOS: Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Muitos países possuem legislações específicas para controle de sinalizações em diversas categorias de vias. Alguns psicólogos, também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material, mas atingem também a saúde mental dos usuários, na medida em que sobrecarrega o indivíduo de informações desnecessárias.

A poluição visual está espalhada por toda a cidade, será que na escola há esse tipo de poluição?
Os murais das escolas algumas vezes pecam pela falta ou pelo excesso de informações. Quando há muitas informações não conseguimos encontrar o que queremos, ou ler as informações porque há sobreposição de recortes.

21.1.11

Texturas com folhas naturais

Páscoa: Contrução Geométrica Óvulo


Explicação passo a passo em http://geometriaevt.blogspot.com/

SUGESTÃO DE TRABALHO: