27.1.11

"Poluição Visual"


Dá-se o nome de poluição visual ao excesso de elementos ligados à comunicação visual (como cartazes, anúncios, propagandas, placas, etc) dispostos em ambientes urbanos, especialmente em centros comerciais/shoppings e de serviços. Acredita-se que, além de promover o desconforto espacial e visual daqueles que transitam por estes locais, este excesso enfeia as cidades modernas, desvalorizando-as e tornando-as apenas um espaço de trocas comerciais. Porém, o problema não é a existência da propaganda, mas o seu descontrole!

Também é considerada poluição visual algumas actuações humanas sem estar necessariamente ligada a publicidade tais como o grafite, fios de electricidade e telefônicos, as edificações com falta de manutenção, o lixo exposto não orgânico, e outros resíduos urbanos.

EFEITOS: A poluição visual degrada os centros urbanos pela não coerência com a fachada das edificações, pela falta de harmonia de anúncios, logotipos e propagandas que concorrem pela atenção do espectador, causando prejuízo a outros, etc. O indivíduo perde, em certo sentido, a sua cidadania (no sentido de que ele é um agente que participa activamente da dinâmica da cidade) para se tornar apenas um espectador e consumidor.

PREJUÍZOS: Uma das maiores preocupações sobre a poluição visual em vias públicas de intenso tráfego, é que pode colaborar para acidentes automobilísticos. Muitos países possuem legislações específicas para controle de sinalizações em diversas categorias de vias. Alguns psicólogos, também afirmam que os prejuízos não se restringem à questão material, mas atingem também a saúde mental dos usuários, na medida em que sobrecarrega o indivíduo de informações desnecessárias.

A poluição visual está espalhada por toda a cidade, será que na escola há esse tipo de poluição?
Os murais das escolas algumas vezes pecam pela falta ou pelo excesso de informações. Quando há muitas informações não conseguimos encontrar o que queremos, ou ler as informações porque há sobreposição de recortes.

18.1.11

Relógios com material reciclado





Apresento-vos algumas sugestões para a construção de um relógio, utilizando materiais recicláveis diversos (é necessário adquirir o mecanismo)