21.1.10

Sugestões para a Páscoa - Papel Maché

Papel Machê (palavra originada do francês papier mâché, que significa papel picado, amassado e esmagado) é uma massa feita com papel picado embebido na água, coado e depois misturado com cola e gesso. Com esta massa é possível moldar objectos em diferentes formatos, utilitários ou decorativos.



Receita da massa
Meio balde de papel picado;
Água;
Bacia e balde;
Peneira ou escorredor;
Liquidificador ou pilão;
200 g de cola branca;
2 e meia colheres de sopa de gesso de secagem lenta;
1 colher de sopa de gesso comum;
2 colheres de sopa de farinha de trigo;
1 tampa de vinagre.

Passo a Passo
O papel deve ser picado e deixado de molho até amolecer. No dia seguinte, encher o liquidificador de água e colocar um pouco do papel, na proporção de mais ou menos três partes de água para uma parte de papel. Bater por dez segundos, desligar, esperar um minuto e bater novamente por mais dez segundos. Depois, despejar a massa numa peneira e espremer até sair todo o excesso de água. Esfarelar a massa e espalhar numa bacia, misturar a cola branca, o vinagre, o gesso de secagem lenta e o gesso comum, até ficar uma massa homogenea. Finalmente, juntar à massa duas colheres de sopa de cola de farinha de trigo, para que ela não fique partindo.
A cola de farinha é feita cozinhando numa panela, em fogo baixo, duas colheres de sopa de farinha de trigo com dois dedos de água, até engrossar.

Dicas:
Ao fazer a massa de Papier Maché, recomenda-se sovar muito bem para que a água se incorpore por igual.
Em uma forração, procure sempre colocar uma camada média, pois uma muito fina, depois de seca, pode quebrar ou mesmo rasgar. Já uma camada muito grossa pode fazer com que a peça fique pesada, além de demorar muito a secar.
Depois de seca, a peça pode ser lixada com uma lixa fina para retirar alguma imperfeição que tenha ficado.
O Papier Maché pode ser pintado com qualquer tipo de tinta e também envernizado; também pode ser tingido antes da modelagem. Para isso, basta acrescentar à massa qualquer tinta à base de água na cor desejada. Neste caso, é preciso observar a textura que a massa vai adquirir: se ficar muito mole, por a tinta ser fluída, acrescente um pouquinho mais de Papier Maché para dar o ponto certo.
Um dos segredos mais importantes da técnica de papel machê é deixar secar cada camada completamente antes da aplicação da camada seguinte. esta dica é válida para peças maciças e peças ocas, feitas com moldes.
A massa deve ser usada no máximo de um dia para outro mas, guardada em um pote plástico na geladeira, ela pode ser conservada por meses.

14.1.10

Máscaras de papel





Trabalhos realizados por alunos do 5º ano, da Escola Monsenho Jerónimo Amaral (Vila Real)