21.5.09

Criar Banda Desenhada com Animações


O Pencil é um programa que permite criar desenhos e animações, o qual foi desenvolvido para a criação de desenhos à mão e no estilo cartoon. O programa oferece uma linha de tempo, onde o seu autor tem de a possibilidade de inserir 4 layers de aplicações: bitmap , vector, som e câmara. A criação da animação é muito simples, pois passa somente pelo ajuste de frames, um por camada e depois, como se fosse num papel, ir colocando as camadas umas por cima das outras.
O Pencil é uma excelente opção para a criação de animações e desenhos, pois é um programa gratuito compatível com o XP e Vista.

Podes fazer o download deste software em:
http://www.pencil-animation.org/

Como fazer um Desenho Animado? Consulta o site: http://www.canalkids.com.br/portal/cinekids/index.htm

19.5.09

Módulo-Padrão


Um módulo é uma unidade que ao ser repetida, preenche uma determinada área. Assim, a repetição desse módulo dá origem a um determinado padrão. O mesmo módulo pode ser organizado de outra forma. Se rodarmos o módulo - movimento de rotação - poderemos criar um padrão diferente. O padrão, ao ser repetido cria um determinado ritmo - movimento de translação. O módulo que pode dar origem a mais do que um padrão, chama-se módulo variável. Assim, um módulo invariável é um módulo que mesmo mudando de posição, dá sempre origem ao mesmo padrão.

Metamorfoses de M. C. Escher

Maurits Cornelis Escher (1898 - 1970) foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias e meios-tons, que tendem a representar construções impossíveis, preenchimento regular do plano, explorações do infinito e as metamorfoses - padrões geométricos entrecruzados que se transformam gradualmente para formas completamente diferentes.


Mala em trapilho

Técnica aplicada: croché

Desenho: "Fachada Algarvia"


Desenho realizado por um aluno do 3º ciclo da Escola de Boliqueime
Professora responsável: Sílvia Santos

Pintura: "Património Algarvio"

Pinturas dos alunos da Escola 2, 3 de Castro Marim
Professoras responsáveis: Ana Laura Calvinho e Sandra Carmo

5.5.09

Técnica do Papel Machê

O termo papel machê vem do francês: Papier Máché (papel esmagado, picado). A técnica é realizada através de uma massa feita com papel picado em água, coado, acrescido de cola. A partir da produção dessa massa, tem-se a possibilidade de modelar figuras das mais diferentes formas.

A arte do papel machê desenvolveu-se na China, por volta de dois séculos antes de Cristo, e também em regiões das antigas Persia e Ìndia. Na Europa, o papel machê foi utilizado para criar objectos decorativos primeiramente na França e depois na Inglaterra. Na Itália, a massa era utilizada na e execução das famosas máscaras do Carnaval, em Veneza. Na Noruega foi construída uma igreja toda feita em papel machê, e que durou 37 anos em óptimas condições, tendo sido demolida posteriormente.


Trabalhos da autoria do artista Jorge Eduardo

Trabalho em Plasticina


Pintura em Vitral


Aplicação de fita de chumbo nos contornos.

Vasos Pintados


Técnica do Balão


Material: balão, jornal, cola...

Material - Placa de Eva


Tapeçaria Bordada

Técnica de Esmirna

Ponto de Fogueirinha (Típico da Madeira)

Macramê - Técnica de Nós

O Macramê é uma técnica de tecer fios que não utiliza nenhum tipo de maquinário ou ferramenta. Utiliza somente as mãos. Trabalhando com os dedos, os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.



História
O Macramê foi uma criação árabe, e hoje conquista o mundo com sua beleza na moda, na decoração e em todo enxoval da casa. O macramê tem duas formas mais conhecida de trançado: o ponto "festonê" e o ponto "nó duplo", no primeiro dois fios são usados um esticado e o outro enlaça formando nós, no segundo três fios são usados um esticado no meio e os outros dois enlaçam formando nós.
Desde a pré- história os homens já faziam nós com cipó e outras e outras fibras naturais. E foi no século XIII que os árabes se uniram com destreza e arte. Trabalhos como tecidos, mantas, toalhas de banho, sempre apresentavam um excesso de fios em seus contornos ou bases.
A invasão dos mouros na Espanha e dos marinheiros, navegantes das grandes cruzadas, são os propagadores no Macramê pela Europa. Foi nos séculos XVI e XVII que ele se desenvolveu em conventos e mosteiros italianos, onde os religiosos transformaram o macramê em ornamentos para toalhas e caminhos de mesa.
Com a industrialização o Macramê passou por uma fase de esquecimento. Só no século passado (XIX) é que foi retomado o uso dessa técnica e com isso ganhou uma variedade de nós e de artigos como barras de toalhas, franjas, cintos, etc.
A palavra macramê significa nó, além de ser uma excelente terapia, auxilia a coordenação motora porque exige muito o uso das mãos e principalmente os dedos. Já a agulha de crochê é usada para colocar as franjas e para dar o acabamento final no trabalho.

Fantoches em Esponja






4.5.09

Escultura - Construção de Areia

Armação de Pêra - "Fiesa"