2.12.09

Estrela Origami





Outras sugestões: http://www.dobrinhas.com/

17.11.09

Movimentos Artísticos

Um Movimento Artístico é quando um grupo de artistas se expressa criativa e artisticamente de forma semelhante, quer na pintura quer na literatura, na escultura, no cinema, etc.

5.11.09

Criar Reciclando

Habitat de Aves em Áreas Urbanas
Existem empresas que fizeram um esforço para reduzir os resíduos das indústrias em meios urbanos e trabalhar com o meio ambiente. Criaram assim diversos modelos de ninhos para animais de estimação (aves, morcegos, abelhas, etc) com material reciclável.

Do lixo à Arte: malas

Podemos dar novos usos a materiais como cartão, anilhas de latas, embalagens de sumo ou de café, velhas fitas de filmes, etc... e transformar os mais diversos meteriais em ideias crativas e originais. Ora vejam estes exemplos.



Candeeiros em Pet



3.11.09

Técnica de Pontilhismo


"Rosto" - Trabalho realizado por uma aluna de 5ºano

Conteúdo: Forma Natural




Trabalhos realizados por alunos da Escola EB 2,3 Fr. Cabrita (Albufeira)

Técnica do Papel Recortado - Alexey


Estrelas de papel - Claire Choi


Eleanor Stewart

Hoedown from Rodeo from Eleanor Stewart on Vimeo.

Guarda-Chuva Ecológico

Arquitectura em Papel - Peter Callesen

Peter Callesen é um artista plástico que, entre outros materiais, escolheu o papel como forma de inspiração e expressão.
Visite o site dele: http://www.petercallesen.com/


Esculturas de Papel Recortado - Ferry Staverman

O artista holandês Ferry Staverman cria esculturas de papel/ cartão recortado em formato circular, que adquirem um efeito surprendente de organismos vivos! Visite o site do Artista em: www.ferrystaverman.nl/







Arte em Papel




2.11.09

Criação de um Logotipo

O Logotipo tem como principal objectivo comunicar ou transmitir uma mensagem; vem associado geralmente a uma imagem. Pode representar um produto, instituição, uma marca, etc.

ORIGEM DE TANTO SUCESSO:
O homem sempre teve necessidade em memorizar, recordar e associar “símbolos” a ideias como forma de expressão e comunicação.
Um símbolo faz com que se recorde ou associe uma ideia muito mais rapidamente do que, por exemplo um texto ou uma frase.
No mercado existem várias “ideias” semelhantes e por isso é necessário personalizar cada uma delas. Essa ideia ou símbolo terá de se destacar, para ao mesmo tempo conseguir gravar esse símbolo na memória do receptor.

Os logótipos são utilizados no marketing, publicidade e comércio, pois têm a vantagem de serem reconhecidos universalmente e de ser uma forma económica de divulgar o produto ou entidade.
Assim, existem três princípios básicos para um novo logotipo:
- Originalidade, expressividade e poder de fixação.

EVOLUÇÃO DE UM LOGOTIPO:



COMO CRIAR UM LOGOTIPO:


O LogoEase é um serviço online que disponibiliza uma série de recursos para desenvolvimento de logotipos. Seu diferencial é a simplicidade e interface intuitíva. Basta selecionar a imagem, avançar e escolher as fontes e cores para o texto desejado. O LogoEase é gratuíto, porém, para que a função “salvar” torne-se disponível, o usuário deverá fazer o cadastro, também gratuíto.
http://www.logoease.com



Outra sugestão de um editor online gratuito, é o Canvas. Este é bastante intuitivo, não necessita de ser um expert em design,
https://www.canva.com/pt_br/criar/logotipo/

27.10.09

Lenda sobre o Teatro de Sombras Chinesas


No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, ordenou ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, seria decapitado.
O mago usou a sua imaginação e através de uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Quando tudo estava pronto, o mago ordenou que no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol e que esta deixasse transparecer essa luz.
Houve uma apresentação para o imperador e sua corte. Esta apresentação foi acompanhada de um som de uma flauta que “fez surgir a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade”. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.

19.7.09

Exposição "A Dança dos Ursos"



«A Dança dos Ursos» ou «Uma viagem de dez mil milhas começa com o primeiro passo» é o nome da mostra de Arte Contemporânea que reúne a inspiração de 15 pintores e escultores internacionais.

«A transformação de pinturas e mosaicos bidimensionais em esculturas/pinturas tridimensionais foi uma experiência nova e emocionante para os participantes. E diversos artistas decidiram, durante o processo, fazer mais do que um urso», conta o organizador do evento e proprietário da Quinta dos Vales, Karl Heinz Stock.

Inspirado no «Buddy Bears» que teve palco em Berlim em 2002, o alemão Karl Stock decidiu adaptar o evento para Portugal, aliando a arte à viticultura na Quinta dos Vales. Em 2008 os primeiros ursos ganhavam corpo e agora, quase um ano depois, estão prontos para começar a dança da evolução em várias localidades algarvias.

5.6.09

Arte no Papel

Quilling - Arte com papel enrolado

Desenho no MS Paint

Origamis de Robert Lang

Visite o site - http://www.langorigami.com/

Flipbook - Livro Animado

Como fazer Caricaturas



http://www.carafeia.k6.com.br/

Arte em Paredes

Cartoons Humurísticos


Cartoon Diário

www.sergeicartoons.com

Sergei é o pseudónimo de Paulo Teixeira. Actualmente é criativo/ ilustrador de publicidade em Lisboa. Paralelamente, dedica-se de corpo e alma ao desenho humorístico, principalmente à área das tiras humorísticas e do Cartoon.

Origem da Pintura


O homem sempre sentiu necessidade de reproduzir a realidade e as coisas que povoam sua imaginação. Não se sabe exactamente quando o primeiro homem registrou com as próprias mãos, nas paredes das cavernas onde morava, aquilo que via e desejava.
As obras que esses artistas fizeram há milhares de anos, são as primeiras pinturas de que se tem notícia.
Nas paredes e tectos de cavernas pré-históricas, em várias partes do mundo, mamutes, veados, bisontes e outros animais selvagens fogem de seus caçadores. Com as pinturas rupestres, como são chamadas, o homem pré-histórico representava o quotidiano.
Ele desenhava figuras humanas, as emocionantes caçadas, os tipos de plantas que rodeavam a "casa", os rituais, e muitas outras cenas do dia-a-dia. Como a agricultura ainda não tinha sido desenvolvida, eles deixaram nas paredes as pegadas da principal actividade que garantia a sobrevivência: a Caça.

A primeira gruta pintada foi descoberta só em 1879, na cidade espanhola de Altamira. Muitos outros sítios arqueológicos foram encontrados em todo o mundo, inclusive no Brasil, principalmente em Minas Gerais e Piauí.
De 25000 a 8000 A.C., no período conhecido como Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada (mais primitiva, anterior ao uso de instrumentos), os antepassados do homem actual utilizavam carvão para contornar os desenhos. Coloriam o interior com o pó de blocos de terra esfarelada, utilizando pincéis grosseiros de peles e folhas, que tingiam os desenhos em tons avermelhados. No período Neolítico os artistas das cavernas tiravam tinta da pedra!

Reprodução de uma Obra de Van Gogh



Trabalho realizado por alunos do 5º ano, da Escola de Castro Marim.
Técnica de pintura em acrílico; suporte em tela.